terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Software Livre

Olá! Como atividade de hoje no treinamento aqui na SMED faremos uma reflexão sobre o tema software livre e expressaremos nossas opiniões.
Como assim nós?
Eu e os demais estagiários ué! Se quiser olhar o blog deles acesse o blog dos alunos em rede e vai na aba Blogs Estagiários: Alunos em Rede!

Nascido da idéia do programador finlandês Linus Torvalds, e posteriormente implementado por milhares de programadores ao redor do mundo, o sistema operacional Linux é hoje o software livre mais conhecido do nosso planeta, isso mesmo! Não ha como falar de software livre sem mencionar o linux.

O linux OS ganhou espaço no mercado e principalmente nas corporações graças a sua estabilidade, robustez, segurança de dados e seus aplicativos em open source(Com código fonte aberto para alteração).
Nem todos os softwares do linux são gratuitos, mas vale lembrar que não carateriza-se um software livre pelo valor que você o adquire mas sim pelo acesso ao código fonte, ou seja, ele estar aberto a atualizações, melhorias(ou Não) do próprio usuário que o adquiriu.

É importante que as crianças de hoje aprendam a lidar com o linux, principalmente para o mercado de trabalho no futuro. O fato interessante é que as empresas não gostam de usar um sistema operacional privado, mas o faz para não ter de treinar seu funcionário para uso do software livre, como os famosos "PCs" já são vendidos com um sistema privado, o futuro funcionário já tem domínio sobre o sistema privado, por que utiliza-o em casa, no dia-a-dia.
Mas a situação muda completamente quando falamos de inclusão digital hoje.
Os computadores doados às crianças carentes são computadores antigos que foram restaurados e rodam sistema Linux, e oque essas crianças farão com um computador com Linux se na escola ela só aprendeu a utilizar windows?
É pensando nisso que a Prefeitura de Porto Alegre (PMPA) esta renovando os laboratórios e ambientes de informática nas escolas de sua rede, com a instalação do sistema Livre (Linux) em todos os novos computadores.

Na minha opinião o uso do software livre não é só uma opção mas sim uma solução.
Pois o software livre pode ser implementado à uma ferramenta profissional e vendido como tal, mas ao mesmo tempo dispõe de versões mais básicas e gratuitas para os menos favorecidos. 

Obviamente estou ciente de que não sei me expressar da forma que gostaria, então se você quer aprender mais sobre o assunto acesse o blog da formação em software livre.

Abraço!

Um comentário:

  1. Diego,

    Sabendo ou não se expressar da melhor maneira, todos somos fundamentais. E sim, tu sabes te expressar muito bem. A nossa reflexão é sempre importante e esperada e faz bem para a sociedade ter cada vez mais pessoas que pensam, e que tem a capacidade de colaborar para um mundo melhor.
    Parabéns pelas tuas reflexões!

    []'s

    JacqueAguiar

    ResponderExcluir